segunda-feira, maio 22, 2006

Frida Khalo



Fui hoje, (finalmente!!) ver e exposição da Frida Khalo; pela qual já ansiava desde o seu início. A sua figura, talvez pouco feminina mas de uma atracção e força gigantesca, desde o primeiro olhar me cativou. É verdade, uma figura fascinante. Maravilhosa, profunda, enigmática, sincera... um misto confuso de adjectivos que esquecemos ao olhar para as camadas artísticas e psicológicas que encerram a sua arte, a sua vida e o seu olhar negro. As suas obras não me trouxeram lágrimas aos olhos mas uma raivamiudinha com a vida; uma incompreensão para com tal dádiva de sofrimento. E será que a dor pinta aquela vaga sabedoria?

Ao mesmo tempo, ao caminhar entre os placares coloridos que separavam as marcas da sua vida, senti-me a violá-la: eu, uma visitante inesperada e indesejada quem sabe. Eu não gostaria que escrevessem a minha vida em placares e abrissem o meu diario a milhoes de pessoas: que esquadrinhassem os meus sofrimentos e os exorcizassem, que todas as pessoas pairassem sobre as molduras e explicassem todos os detalhes.

O problema não é o seu olhar de riso negro. São as justificações das pessoas para uma vida deslocada. Senti-me a abusar do seu olhar. Ver as suas photos a preto e branco, contrastando com as roupas coloridas que usava, foi macabro.

Aconselho a experiencia.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

também comecei a gostar da Frida há algum tempo..e adorava ver a exposição dela...mas o que eu aprecio realmente nela é o facto de não se pintar mais feminina ou bonita..aliás, ela nem tentava sê-lo...era e pintava aquilo que era.Sem dúvida um acto de coragem :)

22/5/06 2:34 da tarde  
Blogger D@s Pl3ktrüm-/v\ädch3n said...

Márcia!!! U traitor =P Era suposto irmos ver isso juntas! Sim, eu sei que combinámos e dps descombinámos e não chegámos a combinar outra vez, mas e agora com quem é que eu vou partilhar a "raiva miudinha"?! Sofre coração... =P lool

22/5/06 5:37 da tarde  
Blogger [lunatic] said...

:p pois é... ai mas eu ainda tenho mais umas kuantas esposições e peças que TENHO de ir ver!! o dificil é coexistirem com o marranço, mas podemos fazer intervalos e ir vê-las não? Precisam de uma lista de eventos? :P

22/5/06 8:28 da tarde  
Blogger Fátima said...

cativante sim... é irónico como alguém tão fora dos estúpidos e superficiais padrões de beleza singra por se autoretractar e assim conquistou a força que foi imortalizada! Senhora com Ésse Grande!

23/5/06 1:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home